Prefeitura derruba amendoeiras antes de decidir qual paisagismo vai substituir
Polêmica na avenida Soares Lopes, um dos cartões-postais da cidade. Mais precisamente no canteiro central da avenida. Amendoeiras centenárias que existiam na área foram retiradas ontem pela Prefeitura, sem nenhuma explicação à população, provocando um cenário que indignou as pessoas que passaram pelo local. Não apenas pela retirada das árvores, bom frisar. Mas pelo que elas representavam. As amendoeiras eram usadas todo final de tarde como local de descanso de uma imensa revoada de pássaros, numa cena repetidamente registrada próxima à Catedral de São Sebastião, que já tinha virado, inclusive, ponto de atração.
De acordo com a Prefeitura, a retirada é em atendimento ao sistema viário da nova ponte Jorge Amado constante no processo de licenciamento ambiental do empreendimento expedida no ano de 2015. O município de Ilhéus realizou a supressão de algumas amendoeiras no polígono que abrange o viário na Avenida Soares Lopes, conforme aprovação administrativa regular expedida pelo município para a autorização de corte. Foi no ano de 2018 que a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado da Bahia requereu a supressão dessas árvores dentro do processo de licenciamento correspondente.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Ilhéus, Mozart Aragão, “as amendoeiras não são espécies recomendadas para a composição do paisagismo em áreas urbanas, pois como aconteceu aqui em Ilhéus, a rede de drenagem foi danificada com o acúmulo de amêndoas, tanto que a Secretaria Municipal de Infraestrutura está realizando a desobstrução das manilhas de drenagem pluvial para resolver os alagamentos na via. As raízes das amendoeiras também danificam calçadas, estruturas dos imóveis e, além das manilhas, também afetam a rede de esgoto. Todas as árvores retiradas, foram removidas com autorização, em cumprimento ao licenciamento ambiental da nova ponte. Estamos estudando com os órgãos competentes qual o paisagismo a ser utilizado para substituir as amendoeiras”, disse.